quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GOLPES PELA INTERNET

É enorme a fúria dos “hackers” que se utilizam de e-mails instigadores na internet para captar senhas eletrônicas de contas bancárias e de cartões de crédito. A seguir, dou alguns exemplos recentes, cujas variantes cabe a cada um desconfiar:

“Veja as fotos da nossa festa” – quem participou de algum aniversário, casamento, batizado, festa na empresa ou outro evento sócia, curioso, abre o e-mail e recebe a instalação de um “spywere” ou outro meio eletrônico que envia senhas bancárias ou de cartões de crédito para o estelionatário virtual fazer a própria festa.

“Comunicado urgente da Receita Federal – Seu CPF está com problemas” – Em alguns casos o estelionatário usa um falso símbolo e demais características de um aviso oficial da Receita e exige um recadastramento onde se informa número de contas bancárias e cartões de crédito. Em outros, pede que seja confirmado um endereço, ou dado de identificação. O temor a qualquer problema com autoridades fiscais leva à abertura do aviso e à instalação do “espia” do vigarista em seu computador. Uma variante do golpe é o do aviso – com o devido logotipo - da Caixa Econômica Federal facilitando o recadastramento de aposentados. É fria. O recadastramento é feito mediante comparecimento do aposentado a uma agência bancária onde recebe o benefício, preenchimento de uma ficha e assinatura.

Você Foi Sorteado - Ao abrir a mensagem – com logomarcas de “sites” do E-Bit, ou outras lojas virtuais, surge o seu “prêmio”, um televisor de tela plana, um refrigerador, ou outro eletrodoméstico de razoável valor e o indicativo “clique aqui para receber o seu prêmio” . Clicou, levou um “espião de senhas” ou ainda, uma mensagem pedindo dados cadastrais para a remessa do “prêmio” e a necessidade do pagamento de despesas de transporte para a sua residência, módicas, e a serem quitadas com seu cartão de crédito. Pronto, o cartão ficou disponível para as despesas do vigarista, A falsa promoção da Embratel, da Tim, da Claro ou de outras operadoras telefônicas oferece até carros como recompensa pela compra de cartões para alimentar celulares pré-pagos. Veja o que aconteceu com o Clodovil, recentemente eleito para deputado federal. Notícia no site do FUXICO:” No caso de Clodovil, tudo começou quando, nessa semana, uma pessoa dizendo-se funcionária da Embratel, ligou para o telefone fixo dele, em São Paulo, avisando que sua linha telefônica havia sido sorteada para concorrer a vários prêmios. Porém, Clô deveria comprar 15 cartões de recarga da Tim ou da Claro e, posteriormente, passar os números dos mesmos para a empresa. Com isso, o apresentador supostamente ganharia cinco aparelhos eletrodomésticos. Numa segunda fase, ele poderia ganhar um carro, desde que comprasse mais 21 cartões e, novamente, repassasse os números de recarga para a empresa, que chegou a dar o número de CGC e outras identificações para convencer o apresentador da autenticidade da promoção. Bingo! Um dos números também estava premiado, e Clô ganhou o tal carro. “Nós fomos comprando os cartões em casas lotéricas, lojas e bancas de jornal, até que, na quarta fase, o prêmio seria um apartamento no bairro carioca de Copacabana. Para isso, teríamos que comprar outros 50 cartões”, conta Adelaide, secretária de Clô. Ainda segundo ela, que ao falar com a reportagem de O Fuxico estava a caminho da delegacia com o apresentador, o golpe só foi descoberto depois que um vendedor de loja da Tim questionou a grande quantidade de cartões que queria comprar.”


Limpe seu nome no Serasa sem pagar suas dívidas: Um número de telefone e uma atendente com voz persuasiva mostra que a empresa de assessoria que ela representa é capaz de fazer o milagre. Sua dúvida pode tirada mediante ligações a pessoas beneficiadas anteriormente, que estão prestes a atendê-lo nos telefones fornecidos. Os membros da quadrilha garantem terem sido exemplarmente atendidos. Você paga a taxa de serviços com cartão de crédito ou crédito de numerário em conta bancária de um “laranja”. Preenche o requerimento que lhe foi fornecido via internet, envia e aguarda os 10 úteis necessários para a limpeza de seu nome. Faz consultas ao Serasa e verifica que a nódoa não foi apagada. O telefone original da simpática atendente não responde. Lá se foi a sua grana difícil de ganhar porque perdeu o emprego ou ocorreu outro sinistro financeiro que o levou a ser “serasado”.

"Cobrança- Urgente!" - Um e-mail instigador como esse leva as pessoas preocupadas com seu bom nome a abri-lo ( cita o nome de alguma instituição financeira ou grande magazine) e a clicar no ícone que revela a situação da dívida, mesmo que não tenha tido nenhum financiamento ou operação com a empresa citada ( pode ser um êrro a ser corrigido). E lá se foi o virus alojar-se na corrente sanguínea de seu PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário